Profetismo
O profetismo é um fenômeno presente em todos os sistemas religiosos da Antiguidade. A singularidade dos profetas do Antigo Testamento está em sintonia com a própria índole religiosa de Israel. Religião, política, economia, cultura, governo, etc.
Faça o curso e vamos juntos crescer na fé!!!
O profetismo é um fenômeno presente em todos os sistemas religiosos da Antiguidade.
A singularidade dos profetas do Antigo Testamento está em sintonia com a própria índole religiosa de Israel. Religião, política, economia, cultura, governo, etc.
O conceito “profeta” é, nos tempos modernos, amplo e às vezes ambíguo. O conceito subjacente nesta disciplina é o de “Oráculo do Senhor”
Por “oráculo” entende-se uma palavra, seja ela escrita ou dita (primeira dita e muito repetida, depois escrita), que tem origem na inspiração.
Este, também, é um conceito de grande importância. Não o compreender é não ter acesso ao conteúdo de toda a Bíblia, enquanto Escritura, isto é, Palavra de Deus.
Um “oráculo”, assim, é uma palavra que leva a um conhecimento marcado pela presença de um Deus. No caso dos profetas do povo da Aliança, o “oráculo” é a comunicação do próprio Deus da Aliança, chamado de Senhor.
Vamos entender a importância do profeta e do profetismo no Antigo Testamento?